42º dia de Quarentena - A liberdade

É sábado. Cansada destes dias em casa com tempo de São Pedro depressivo, decidi aproveitar o sol e ir para a rua. Pelo menos, para a rua que me é permitida, o que quer dizer que fui para o quintal. Eu, o computador, o teclado e dois livros de cozinha. Desta vez não serviu de muito, foi só para ver se o computador ficava mais à altura dos olhos e prevenir que me transforme num Quasimodo no final desta quarentena.

São 42 dias em casa. Acho que o meu coração parou quando fiz as contas.

Acordei cedo porque achei que a quarentena era a altura ideal para me transformar em padeira de Aljubarrota ou algo parecido e decidi deixar pão a levedar durante a noite. Não era bem pão, era o crescento, mas isso são histórias para outros dias.

Hoje, o Lá pela Terra tem texto novo. Porque o dia assim o exigia e porque nestes tempos estranhos que vivemos, é bom recordar que o tempo da outra senhora não deixou saudades. Não vá aparecer alguém a dizer que aquilo é que era bom sem se dar ao trabalho de falar da miséria que se vivia naquelas alturas. E eu, filha da minha mãe, tenho pouca paciência para saudosismos fascistas.

42 dias em dia de Liberdade.

Estamos em liberdade. Fechados em casa, mas com liberdade. De discordar. De dizer o que bem nos apetece. De pensar. De decidir o que queremos para a nossa vida. Mas como se costuma dizer, "a nossa liberdade termina, onde começa a do outro" e por isso estamos em casa. Para podermos voltar todos a sair em segurança. Para não provocar um caos nos hospitais.

São 42 dias em casa. É 25 de Abril. Sempre.



Comments

  1. A Luisa parece-me não estar demasiado preocupada com a quarentena. A vida, para ela, podia chamar-se sempre quarentena. Escreveu no SnoutBook dela, ontem, num chat de amiguinhas "Agora eles estão sempre em casa". Mas depois a net foi-se abaixo e não li o resto. Mas estavam todas felizes. Abril. Sempre.

    ReplyDelete
    Replies
    1. A Luisa está a adorar a quarentena 😊

      Beijinhos

      Delete
  2. É mesmo isso. Saborear a liberdade em dias de confinamento.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Temos de saborear as coisas e tentar aproveitar cada dia 😊
      Beijinhos

      Delete
  3. Hoje é que foi! Nem desci para despejar o lixo. Quarentena mais quarentena que esta, não existe. Bj

    ReplyDelete

Post a Comment