Das invenções

Comi ragú uma vez, mas é daqueles pratos que sempre achei que ia gostar. A carne, o molho, tudo aquilo tem um aspecto guloso. Daquelas coisas que se come de prato no colo e a aproveitar o sol de Inverno no quintal. Comida de conforto, segundo dizem.

Foi por isto que quando vi aqueles quatro bocadinhos de ossobuco e uma caixa com caldo de legumes no congelor, pensei "Não é tarde nem é cedo, é já amanhã". Assim foi. Fiz uma espécie de ragú ou, como se costuma dizer, foi à minha moda. E ficou de lamber os dedos (coisa que hoje em dia não é aconselhável fazer). 

E o melhor : demora cerca de 4horasa fazer, mas só tem meia hora de trabalho, o resto é saber esperar. 

(Uma espécie de) Ragú de Ossobuco

4 ossobucos
Farinha suficiente para cobrir a carne
1 alho francês 
1 cebola
3 dentes de alho
1 cálice de vinho tinto
1/2 litro de caldo de legumes ou de carne
1 pacote pequeno de tomate em pedaços 
2 colheres de sopa de concentrado de tomate
Noz moscada
Alecrim
Ervas de Provence
Pimenta Preta
Sal
Azeite

Escolher um tacho que dê para ir ao forno. Aquecer o forno a 180°.

Colocar o tacho ao lume com azeite a cobrir o fundo. Deixar aquecer. Quando estiver quente, juntar a carne envolta em farinha e deixar fritar cerca de 10 minutos de cada lado (deve ficar com uma crosta dourada). Tirar a carne para um prato e reservar.
Juntar mais um fio de azeite ao tacho caso esteja seco e juntar o alho francês e a cebola em rodelas e o alho picado. Deixar fritar e ir mexendo. Quando os vegetais estiverem moles, adicionar o cálice de vinho e soltar o que estiver agarrado ao fundo do tacho. Envolver bem e deixar evaporar o vinho. 

Juntar o tomate em pedaços, o caldo de legumes e o concentrado de tomate. Temperar com as especiarias, sal e pimenta preta (usei meia noz moscada e o alecrim e ervas de Provence foi a olho). Misturar bem. Juntar a carne e deixar ferver. 

Quando levantar fervura, colocar uma folha de papel vegetal humedecida a tapar a carne e colocar a tampa. Levar ao forno durante 4 horas e verificar a meio da cozedura se ainda tem molho. Caso esteja seco pode-se adicionar água ou caldo de legumes. 

Ao fim das quatro horas, tirar do forno. Tirar a carne para um prato, desfiar e juntar novamente ao molho deixando levantar fervura no fogão. 

Servir com polenta ou massa. 

Na quarentena experimentamos muita receitas novas, mas esta já repetimos


Comments

Post a Comment