22° dia de Quarentena - O silêncio

Do lado de lá do vidro, a rua continua igual ao que sempre foi, mas em silêncio. 

Há 22 dias entrei em quarentena, aos poucos a rua foi-me acompanhando. 

Os carros que paravam nos semáforos com a música demasiado alta. Os que arriscavam antes de ficar vermelho. As conversas que se prolongavam do lado de lá da janela. Os cumprimentos que se gritavam para o outro lado da rua. Era isso que se ouvia lá fora, o que se conhecia de toda uma vida. 

Mas o que se conhecia desapareceu. Ficou o silêncio, uma rua vazia. Uma entre tantas outras. De vez em quando ainda pára um carro nos semáforos, ainda se ouve os passos de alguém. Tão raro que já é estranho. 

Aos 22 dias, o silêncio tornou-se nosso vizinho. 



Comments

  1. Excelente, Vânia. Tenho a sensação, por vezes, que se está a apagar tudo fora das paredes da casa a que me vejo confinada. Engraçado, há pessoas que falam de prisão, de estarem encerradas, de lhes fazer falta uma série de coisas. Sentem necessidade absoluta de sair, de ver gente, de se distraírem. Dir-se-ia que o mundo lá fora as excluiu. Comigo está a passar-se um pouco o contrário. Às vezes sinto que o mundo lá fora se está a apagar, a ter umas cores muito esbatidas e que os sons vão sendo comidos pelo silêncio. Entretanto, cá dentro tudo está normal, com as cores e os sons de sempre. E é precisamente essa sensação que me transmites neste diário da quarentena. Chega a parecer que a quarentena não tem um motivo real, ou que pelo menos o motivo - o Coronavírus - não passa de uma invenção fantasista, com o pretexto para analisar o comportamento humano quando colocado perante uma situação extrema.

    Leitora fiel desde o primeiro post

    mec


    gédia.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Estes tempos são diferentes para cada um de nós, o que tem de igual é que não são fáceis.

      Beijinhos grandes

      Delete
  2. Replies
    1. Para mim é muito estranho este silêncio todo na rua.

      Beijinhos

      Delete
  3. Estamos todos no mesmo barco. Façamos da quarentena um tempo produtivo. Fique bem.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Exacto, nada como aproveitar este tempo da melhor maneira possível.

      Beijinhos

      Delete

Post a Comment