A sorte das Douradas

Como bons moradores no campo, especialmente eu, nascida e criada nestas ruas de vizinhos, temos um cantinho onde grelhamos carne e peixe. Já não é o mítico fogareiro preto que se via às portas das casas nas minhas férias na Nazaré quando era miúda e que nos obrigava a passar demasiado tempo de cócoras para assar sardinhas para a família inteira, mas uma coisa mais composta.

Mas, cumprindo alguns estereótipos que por aí andam e porque eu sofro de preguicite aguda em relação a algumas coisas, eu não grelho nada e acho que nunca acendi o lume, é trabalho que calha ao meu namorado. Namorado esse que nem sempre está para aí virado, principalmente em dias de chuva ou de calor.

Foi assim que dei por mim com duas douradas descongeladas num dia de chuva e que não tinham, nem iam ter, brasas à sua espera. "Põe no forno", é o que vos oiço a dizer, mas tenho de confessar que não gosto nada daquele peixe no forno tipicamente português com direito a molho e batatinhas. Esquisitinha, é o que é.

Mas o bendito do peixe foi ao forno e até levou batatas a acompanhar, eu só mudei um pouco as coisas.


Dourada no forno com batatas 

2 douradas

4 batatas médias

1 limão

Sumo de 1 limão

1/2 chav de caldo (usei de camarão, normalmente tenho sempre alguns caldos caseiros congelados)

2 colheres de sopa de azeite

Sal, piri-piri, pimentão doce e tomilho a gosto 


Ligar o forno a 200º.

Cortar um limão em rodelas finas e colocar as rodelas no fundo de um tabuleiro de forno excepto duas. Colocar o peixe por cima e regar com um fio de azeite e o sumo de limão das duas rodelas de limão. Temperar com sal.

Descascar as batatas e cortar em quartos. Num tabuleiro de forno, colocar o caldo, as 2 colheres de azeite e o sumo do limão e sal, piri-piri, pimentão doce e tomilho a gosto. Juntar os quartos de batata e envolver muito bem no molho.

Na prateleira de cima do forno colocar o peixe e na de baixo as batatas. Deixar cozinhar durante 20 minutos. Ao final desse tempo, virar o peixe com cuidado para não rasgar a pele. Deixar as batatas a assar. Colocar o peixe no forno por mais 15-20 minutos.

Ao final desse tempo, trocar o peixe para a prateleira de baixo e as batatas para a prateleira de cima (nesta altura já devem estar sem caldo) e colocar o forno em modo grill durante mais 10 minutos.

E está pronto. Tão fácil que é óptimo para fazer durante a semana e tão saboroso que quase parece que é dia de descanso.

Comments

Post a Comment