Das claras que foram ao congelador

Alguns dos bolos que faço só levam gemas e eu sou contra o desperdicio. Foi assim que, com as últimas experiências culinárias, acabei por acumular  no congelador várias caixas só com claras. Umas com duas, outras com seis, outras que me esqueci de apontar quantas tinham. Não foi uma decisão muito inteligente.

No outro dia, decidi descongelar a caixa que tinha duas claras e, em vez dos típicos suspiros onde as costumo usar, fazer umas panquecas para o pequeno-almoço. Ficaram fofinhas, super saborosas e aqueles bocadinhos de chocolate derretido é logo meio caminho andado para o dia correr bem.

(quando não tenho claras, faço a mesma receita mas substituindo as duas claras por um ovo) 

Panquecas de claras

aprox. 4 panquecas médias

2 claras de ovos

1/3 chavena de farinha de trigo

1/2 chavena de farinha de frutos secos e tâmaras (no processador juntei avelãs, nozes e cerca de três tâmaras e triturei tudo)

1/3 chávena de farinha de aveia (triturei os flocos de aveia no processador)

1/2 colher de chá de fermento

1/3 de bebida de amêndoa (ou outra a gosto, também pode ser leite)

Sal


Bater as claras em castelo e reservar.

Numa tigela juntar as farinhas, uma pitada de sal, o fermento e o leite e mexer bem. Envolver as claras.

Ainda juntei chocolate de leite partido aos bocados.

Colocar meia concha de massa por panqueca numa frigideira quente e deixar cozinhar.

E é aproveitar 😊





Comments

  1. Também congelo claras e normalmente faço o Bolo de Prata do Pantagruel.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tenho de ir investigar que bolo é esse 😊 boa dica 😊

      Delete
  2. Agrada_me a sugestão!!!
    As claras são boas para fazerem omolete, depois de batidas!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também me parece uma boa opção. 😊
      Beijinhos

      Delete

Post a Comment