Massa mãe em doce

Há um certo fascínio nesta coisa de fazer massa. O amassar. O levedar. A dúvida sobre se o fermento vai fazer aquilo que realmente deve. O saber esperar. O inchar com o calor do forno.

Sempre tive um certo fascínio pelo processo de fazer pão. Avó padeira que fazia tudo a olho e em forno de lenha, deu em neta que conseguiu fazer massa mãe. E que agora usa em todo o lado.

Foi assim que peguei na receita de Cinnamon Rolls que costumava fazer com fermente seco e a adaptei para a massa mãe. Ganha em sabor, mas demora mais tempo. Eu acho que compensa a espera. 

Cinnamon Rolls

12 unidades

Massa
278 ml de leite morno
505 gr farinha T55
120 gr de açúcar mascavado (usei do mais escuro)
100 gr manteiga sem sal amolecida
110 gr de massa mãe no seu pico
1/4 colher chá de canela
1/4 colher chá de ground spice
1/2 colher chá de erva doce
1 ovo
Sal

Recheio
Manteiga amolecida 
Açúcar Mascavado
Canela

Cobertura
Açúcar em pó 
Água

Numa tigela misturar a massa mãe com o leite morno. 
Na tigela da batedeira juntar o açúcar, as especiarias e o ovo e bater bem. Juntar a farinha e o leite com o fermento e amassar (eu uso a batedeira para amassar, mas pode ser feito à mão) até ficar tudo bem misturado. Ir juntando a manteiga enquanto amassa e juntar o sal.
Amassar até ficar uma bola suave e macia (pode ser necessário juntar mais um pouco de farinha para atingir o ponto que se pretende).
Passar a massa para um recipiente de vidro, tapar com um pano húmido ou pelicula aderente e deixar levedar até dobrar de tamanho. Pode demorar cerca de três horas, depende da temperatura ambiente e do ponto em que se encontrava a massa mãe.

Depois de levedar, passar para uma superfície enfarinhada e esticar a massa com o rolo até ficar um rectângulo com cerca de 30cm por 20 cm. Barrar com a manteiga amolecida, espalhar o açúcar por cima e a canela. Enrolar.

Depois de enrolar, dividir em 12 rolos pequenos. Colocar esses rolos com a parte cortada virada para cima, num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal e deixar levedar mais duas horas.

Aquecer o forno a 200°. Pincelar os rolos com leite ou ovo batido e levar ao forno entre 10 a 15 minutos ( devem estar tostados por cima)

Para a cobertura, colocar açúcar em pó numa tigela e juntar uma colher de sopa de água. Mexer. Ir juntando água ou açúcar até obter a consistência desejada. Espalhar por cima dos rolinhos ainda mornos.


Caso não tenham massa mãe, sigam esta receita do Great British Chef para fazer com fermento seco. Foi esta receita que usei de base para depois fazer a receita com massa mãe. Também mudei as especiarias a usar na massa. 

Comments

Post a Comment